Para alcançar o respeito e a compreensão entre nossos relacionamentos de aprendizagens pessoais e profissionais, precisamos desenvolver a Inteligência Interpessoal. Afinal, somos seres que convivem e se desenvolvem com seus pares.
Então, partimos do princípio que nossas relações acontecem entre nós, pessoas! Uma inteligência que nos diferencia de máquinas, que necessita de empatia e até mesmo de jogo de cintura.
Muitas vezes é difícil entender o que se passa com outra pessoa, pois nem sempre conseguimos compreender e demonstrar os nossos sentimentos.
Você consegue imaginar os benefícios dessa inteligência?
Na Teoria das Inteligências Múltiplas, Howard Gardner e sua equipe nos mostram que a Inteligência Interpessoal está associada à capacidade de perceber, entender e interpretar vontades e intenções de outras pessoas.
É a inteligência das relações humanas, por isso pode ser associada às profissões relacionadas com a educação, a saúde e a política – ao menos é o que esperamos de pessoas nessas áreas para comunicar, coordenar e liderar ações:
Já pensou que terrível seria estudar em uma escola onde a disciplina fosse resultado de autoritarismos e imposições? Chegar em um consultório médico no qual o atendimento fosse feito por alguém que quase não falasse ou não olhasse em nossos olhos? Viver sob o domínio de políticas públicas que não cuidassem dos direitos humanos? 😱
Como está a sua inteligência interpessoal?
Uma pessoa que presencia uma discussão, no entanto, consegue enxergar uma saída para situações desagradáveis, pode ser uma pessoa que possui essa inteligência.
O desenvolvimento da Inteligência Interpessoal preza pelo respeito, pela empatia e a capacidade de compreender as diferenças entre nós para criar relações alicerçadas na seriedade e aceitarmos que o sucesso da vida humana é interdependente.
Considerando as inteligências da teoria de Gardner, percebemos que não somos capazes de desenvolvê-las todas plenamente, mas temos algumas aptidões; é importante pensar que qualquer inteligência humana depende de outra pessoa para se desenvolver.
Quando alguém se coloca no lugar de outra pessoa e toma atitudes empáticas está exercitando a sua inteligência interpessoal.
Quando alguém consegue despertar sentimentos positivos em outra pessoa, também está utilizando sua inteligência interpessoal.
A capacidade de motivar, unir acolher e persuadir, também fazem parte desse mesmo quadro. Porque envolve interagir com um grupo, com outras pessoas.
A evolução humana está intimamente ligada ao nosso poder de nos relacionarmos bem, de aprendermos a conviver.
Aprendemos a criar grupos para nos protegermos de predadores, dividimos o fogo para acendermos nossa imaginação…
Estamos aprendendo a conviver distantes, a nos reconhecer pelas telas e sentir saudades de apertos de mãos, abraços e outras carícias.
Você sabia que a habilidade de vivermos em grupo foi um fator determinante para a sobrevivência da nossa espécie?
Trazendo para assuntos cotidianos, o network é muito importante para o desenvolvimento de uma carreira.
Habilidades de gestão de equipe e liderança são essenciais, porque também são benefícios trazidos através dessa inteligência.
Toda pessoa pode desenvolver essa inteligência, mesmo os mais introspectivos, mas atente-se: O medo de se relacionar pode atrapalhar o seu desenvolvimento.
Inteligência Interpessoal e Habilidades Socioemocionais
Primeiramente, a Inteligência Interpessoal faz parte das habilidades socioemocionais para a manutenção de nossa subjetividade, de nossas resoluções de conflitos e capacidade de expressão em nossas convivências.
Outra inteligência importante para a compreensão desse assunto é a Inteligência Intrapessoal – tema desse outro post.
Apesar de parecerem opostas, não são, então uma inteligência não prejudica a outra! Desenvolva as duas e aproveite os seus benefícios!
Enquanto durante muito tempo habilidades desse tipo foram desconsideradas como parte importante para as relações humanas, agora, cada vez mais valorizamos sua promoção para a vida.
Refletindo um pouco mais: Será que essa inteligência não é fundamental também no mercado de trabalho?
As habilidades socioemocionais compõem as competências do Século XXI – e dos próximos!😉
Nosso grau de felicidade é proporcional à confiança que temos em pessoas queridas, e aqui a quantidade não é referência para qualidade; precisamos ouvir e cuidar de quem se dispõe a fazer o mesmo por nós, e ainda aprender a conviver respeitosamente com quem não tem tanta relação assim – outra coisa importantíssima: tolerância com os grupões de família! hehehe
Você pode desenvolver essa inteligência, como qualquer outra!
Este texto foi escrito em meio ao isolamento social contra a Covid-19; um dos maiores ensinamentos deste período é de que muita solidão nos atrapalha – não podemos negar que de vez em quando ajuda, mas, quem aguenta mais de três meses?!?!?
Bora praticar bons hábitos para aperfeiçoar nossa Inteligência Interpessoal: gentileza gera gentileza, como já gritaram os grafites… Por que será?
Toda pessoa tem seus desafios, suas dificuldades e facilidades.
Espero que tenha aproveitado a leitura, porque foi muito bom escrever para você.
Você já conhece a Teia Multicultural? Fica aqui o nosso convite!
Conta pra gente, qual atitude cotidiana você pratica para o desenvolvimento da Inteligência Interpessoal?