Você sabe quais são os principais conceitos das Metodologias Ativas?

Neste post veremos quais são as ideias e aplicações mais interessantes das Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Primeiramente, é curioso pensar em discutir Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Talvez seja necessário porque algumas escolas ainda insistem em “metodologias passivas”.

Acreditamos que isso de ser passiva está em decadência cada vez maior, pois a Educação acompanha os avanços da sociedade.

Principalmente nestes tempos de Educação Híbrida e 5.0.

Por outro lado, sabemos das dificuldades que as diferentes realidades impõem, principalmente na Educação Pública.

Porém acreditamos que boas ideias, aliadas à constante força das educadoras e dos educadores são capazes de transformar as práticas e atitudes.

Mesmo que o movimento seja lento ele é permanente!

Metodologias Ativas de Aprendizagem

De um modo geral, podemos considerar como Metodologias Ativas as práticas pedagógicas que colocam crianças, jovens e adolescentes no centro dos processos de suas aprendizagens.

Isso quer dizer que a autonomia e o protagonismo são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de habilidades e competências das quais a Educação se responsabiliza.

Desse modo, vale lembrar que nossa principal matriz curricular é a Base Nacional Comum Curricular.

Aliás, nela não aparece o termo Metodologia Ativa nenhuma vez. Apesar de ao longo de seu texto trazer os conceitos ligados a ele.

Afinal, é na BNCC que encontramos as Competências Gerais, o compromisso de envolver famílias e responsáveis no processo educativo de estudantes da Educação Básica.

Ou seja, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental 1 e 2 e do Ensino Médio.

Sem dúvidas, a compreensão das 10 Competências Gerais colabora com o desenvolvimento de Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Visto que as metodologias necessitam de amadurecimento socioemocional para seu funcionamento.

Já que tratam de valores como a ComunicaçãoAutoconhecimentoCooperação e Responsabilidade.

Exemplos práticos da Metodologia Ativa

Provavelmente você já ouviu falar em Pedagogia por Projeto.

Ou seja, de forma resumida, as atividades das áreas do conhecimento são utilizadas para desenvolverem estudos acerca de um tema específico, uma investigação.

Ao longo do processo, professoras, professores e estudantes se envolvem em práticas que respondem às questões dessa investigação para no final do processo apresentar um produto.

Essa finalização pode ser uma maquete, uma canção, um livro, uma peça… Enfim, de acordo com as intenções e possibilidades da turma.

A Pedagogia por Projeto é um exemplo de Metodologia Ativa.

Certamente, um conceito básico (além da autonomia e do protagonismo já citados) para as Metodologias Ativas é a “Mão na Massa”.

Nessa linha, temos a Aprendizagem Baseada em Problemas. Com ela a turma é levada a levantar problemas que envolvam seu cotidiano – escolar/social –, discutam possíveis soluções e criam mecanismos para as colocar em prática.

Posto assim, parece difícil, mas com a prática, o engajamento das estudantes e dos estudantes, das professoras e dos professores, se torna motivante e simples.

Obviamente precisamos partir de problemas pequenos (como onde colocar um mural de avisos) até chegar a algo mais complexo como sugestões para o cardápio do lanche ou melhor iluminação na rua…

Outro exemplo muito comentado é a Sala de Aula Invertida.

Talvez esse seja o conceito mais simples de entender, e de certo modo, mais conhecido.

Na Sala de Aula Invertida, a estudante e o estudante recebem coordenadas e materiais para se preparem antes da aula.

Pode ser uma leitura, uma pesquisa, a escuta podcast, assistir a um filme, enfim… Vale destacar que as Tecnologias Digitais têm papel fundamental nesses trabalhos.

O grande lance é que ao chegar à aula, os conhecimentos prévios estarão ativados.

Desse modo o encontro vai extrapolar a exposição de conteúdos, abrindo espaço para debates e complementos muito mais significativos.

Existem muitos outros exemplos, sugerimos o seguinte material para que você conheça mais práticas: 10 Metodologias Ativas de Aprendizagem Explicadas.

Quais as vantagens da Metodologia Ativa?

Concluindo, podemos afirmar que a principal vantagem de se trabalhar com o conceito de Metodologias Ativas de Aprendizagem é a de engajar a comunidade escolar nos processos de ensino e aprendizagem.

Assim, criamos espaços escolares nos quais todas as pessoas ali aprendam de forma crítica e criativa, aproveitando conhecimentos científicos e socioemocionais, visando à melhoria de uma sociedade justa, inclusiva, cooperativa e sustentável.

E você, tem alguma experiência bacana para compartilhar sobre Metodologias Ativas?

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