Você entende a ideia de Repertório Cultural na BNCC?
Veja e pense conosco como desenvolvemos a valorização da diversidade, a partir da ideia de Repertório Cultural na BNCC e fora dela.
Na Base Nacional Comum Curricular, a Competência Geral 3. Repertório Cultural é descrita assim:
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. (BNCC, p. 9)
Desse modo, a Competência Repertório Cultural inter-relaciona nossas capacidades expressivas e de fruição artística, cultural e de consciência das identidades compositoras do mundo.
Além disso, com essa competência aprendemos a respeitar e a mediar nossas relações com as manifestações e visões culturais.
Então, podemos afirmar que com o desenvolvimento da Competência Repertório Cultural percebemos nossas identidades pessoais e coletivas, já que somos seres constituídos por elementos culturais desde nossa ancestralidade mais remota.
Alguns desses elementos se parecem, se repetem ou, ainda, são totalmente diferentes, mas nos completam!
A Investigação do Repertório Cultural
Na escola, aprendemos a investigar os eventos culturais para entender suas manifestações simbólicas e sociais na construção dos saberes.
Como isso acontece?
Quando ouvimos uma canção, aprendemos a dançar, apreciamos obras artísticas, lemos textos literários, assistimos a produções cinematográficas ou entendemos as representações de pensamentos religiosos ou filosóficos…
Seja com olhares científicos para compreensão das formas ou apenas na fruição, certamente, ampliamos nosso repertório e nossa capacidade de compreender a diversidade.
Pois, é com investigação, identificação e discussão que entendemos a influência dos significados desses eventos na nossa realidade local e na realidade global.
Obviamente, ampliamos esses nossos olhares analíticos para fora da escola.
Chamamos a atenção para a relação dessa Competência Geral da BNCC com outra, a Competência 2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo.
A Expressão de nossos Repertórios
Vimos que na escola aprendemos a desenvolver nosso olhar crítico e científico na competência Repertório Cultural, mas aprendemos a criar repertórios artísticos e culturais?
Sim! Na escola temos a oportunidade de fortalecer nossas capacidades expressivas com qualidade e o mais legal, com mais gente.
Quando professoras, professores e estudantes se juntam para criar, certamente, temos resultados interessantíssimos para a comunidade escolar.
Mas, indo além, a partir desse movimento espalhamos a vontade de produção cultural para nossas famílias, para nosso entorno social.
E, aproveitando ferramentas da Cultura Digital, alcançamos espaços amplos e distantes.
Por isso, a BNCC incentiva tanto o compartilhamento de conhecimentos por meio de saraus, peças de teatro, blog, podcast e outras manifestações… 🎭🎶🧾
Que tal começar a organizar reuniões e momentos para compartilhar seu Repertório Cultural, ou melhor, seus repertórios culturais?
Afinal, somos plurais em nossos conhecimentos!
Por fim, devemos acreditar que a valorização e a experimentação de diferentes manifestações artístico-culturais contribuem com o desenvolvimento de nossa consciência multicultural, abrindo nossa possibilidade de respeitar a variedade humana.
Afinal, com a Competência Geral Repertório Cultural reconhecemos o desafio de viver nesta sociedade culturalmente diversa, democrática e cooperativa; conforme o conceito de Educação Integral da Base Nacional Comum Curricular.
Como sugestão de valorização da diversidade, indicamos um vídeo com o historiador Célio Turino e o rapper DK47.
Vale lembrar que podemos conhecer de tudo, no entanto, não precisamos gostar de tudo 😅
Aproveitando isso, conta pra gente:
Qual referência do seu repertório vale a gente conhecer?