Você conhece o Ensino Fundamental 2?

Neste post, veja conosco a organização da Educação Básica e o Fund2 dentro dela.

Vale sempre se perguntar: O que é a Educação Básica?

Ainda é comum confundirmos alguns termos, principalmente sobre se é Série ou Ano, Primário ou Fundamental?

Para reforçar, a Educação Básica é contada a partir da Educação Infantil (4 a 5 anos), passando pelo Ensino Fundamental 1 (6 a 10 anos) e Fundamental 2 (11 a 14 anos), chegando ao Ensino Médio (15 a 17 anos).

Essas medidas de tempo e idades são parâmetros, mas sabemos da diversidade do tema e de suas variantes.

Por aqui, vamos focar no ciclo do Ensino Fundamental 2, também conhecido como Fund2.

Composto por 4 anos, do 6º ao 9º, considerando as idades dos 11 aos 14 anos.

Junto com o Fund1, o Fund2 forma a fase escolar básica mais longa, pois abarca 9 anos escolares.

Certamente, o Ensino Fundamental é a fase transformadora na formação escolar e nas experimentações socioemocionais entre crianças e pessoas adultas.

A Transição para o Fundamental 2.

Já vimos que os anos iniciais do Ensino Fundamental representam a entrada das crianças no aprofundamento de conhecimentos empíricos e científicos.

Ou seja, considerando a progressão escolar, as experimentações da Educação Infantil passam por outras possibilidades e sentidos.

O Ensino Fundamental 2 representa uma nova transição, desta vez, um tanto mais disruptiva. Isso vai depender muito da metodologia e objetivos da escola.

De um modo geral, se antes a criança estava acostumada com uma educadora, ou educador, como referência máxima, apesar de assistentes e especialistas.

A partir do 6º ano escolar, o primeiro do Fund2, as crianças vivenciarão um leque enorme de linguagens e pessoas.

Pois é inserida na cultura escolar dividida em muitas áreas do conhecimento com uma pessoa responsável para cada uma delas.

Além disso, as meninas e os meninos passam por suas metamorfoses corporais, mentais e sociais, típicas do adolescer.

A adolescência é um momento de pluralidade de significados, com ênfase na singularidade. Adolescer apresenta distintas formas de viver, que varia de acordo com a cultura, classe social, raça, gênero e idade. E mesmo diante de tanta diversidade, é possível desenvolver relações com os adolescentes que incluam a atenção, dedicação, conforto, paciência e sensibilidade, além da transmissão dos conteúdos curriculares.

Luciane Parisotto, Coordenadora de Fund2

Formação Integral

Tão diversas quantos as características adolescentes, lembremos que cada escola tem seu currículo e método, no entanto existem formalizações como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e currículos específicos para as cidades e os estados.

Desse modo, com a Base vemos a intenção de uma Educação Integral a partir de habilidades e competências sociocognitivas…

Essenciais para a participação cidadã em uma sociedade justa, inclusiva e democrática.

Assim, no Fundamental 2, com seus com seus processos de transição, as informações e os conhecimentos se aprofundam na transformação da comunidade escolar.

Vejo que o Fund2 é o período intermediário da educação básica brasileira, e em uma educação integral é fundamental que a participação nesta educação, por parte das crianças, das educadoras e dos educadores, esteja realmente integrada às teorias e práticas pedagógicas que a exercem.

Neste período da educação é importantíssimo, para as pessoas que participam dela, a reflexão no dia a dia escolar sobre conceitos, práticas, costumes e aprendizados histórico-humanos, com sentido e utilidade na realidade sociocultural, visando ao desenvolvimento do princípio de autonomia, para que essas pessoas possam se sentir aptas a se autorreconhecerem como indivíduos e como seres sociais. Para começarem a perceber quais são seus anseios de planejamento para o futuro pessoal e social.

Daniel Poeta, Tutor

Educação Básica e Fundamental 2.

Para continuar, precisamos comentar o contexto histórico.

Além de todas as transformações características do Fundamental 2, precisamos considerar as mudanças pelas quais a Educação está passando pós-pandemia.

Principalmente as aceleradas pelos usos das tecnologias digitais, estamos começando o costume com o ensino híbrido.

Por isso, reforçamos a ideia de que é bom pararrespirar, notar outras linguagens e relações ao longo da rotina escolar, para que as demandas pessoais e coletivas não se atropelem.

Por fim, conta pra gente, qual sua memória mais marcante no Fund2?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência Intrapessoal – Autoconhecimento

Inteligência Intrapessoal: a importância de nos conhecermos (autoconhecimento) atravessa todas as marcas do tempo. O autoconhecimento é uma ferramenta necessária e poderosa para revelar a

Educação Maker

Você conhece as ideias da Cultura e Educação Maker? Veja aqui os principais pontos e propostas do “faça você mesmo”. Há tempos a Educação tem

Learn by Doing

Você conhece o conceito do Learn by Doing? Veja neste post a ideia de John Dewey para o Aprender Fazendo. Há muito tempo, desde Aristóteles, ouvimos dizer que