Você conhece o conceito de Educação 5.0?

Neste post veremos quais são as ideias que concebem a Educação 5.0

Resumidamente, podemos dizer que a Educação 5.0 é a evolução da Educação 4.0.

Mas o que isso quer dizer?

Educação 4.0

Sabemos que as Tecnologias da Cultura Digital já fazem parte dos processos pedagógicos há um bom tempo.

Isso quer dizer que a Escola inclui em seu cotidiano práticas que aproximam equipes educadoras e estudantes de ferramentas tecnológicas.

Com isso, acredita-se possível o alcance de melhores resultados na prática educativa e na aprendizagem, de ambas as partes.

Afinal, professoras e professores aperfeiçoam conhecimentos ao compartilhá-los.

Sendo assim, com a percepção da importância das Tecnologias Digitais na Educação, criou-se o termo Educação 4.0.

Com ele, as salas de aula abrem espaço para a Gamificação, Robótica, Programação, a Cultura Maker…

Educação 5.0

Sem dúvidas, o ano de 2020 marcou uma nova fase da História da Educação.

Nesse ano, a realidade escolar foi modificada pela pandemia da COVID-19.

Com ela, na velocidade de um click, milhares de pessoas transformaram seus lares em salas de aulas digitais.

Obviamente, estamos falando de quem teve a possibilidade de fazer isso. Já que tantas outras milhares foram ainda mais marginalizadas pela falta de acesso.

E é neste contexto que entra o conceito de Educação 5.0.

Pois com ele, além da concepção de aproveitamento das tecnologias digitais, as Competências Socioemocionais constroem os mecanismos de aprendizagem.

Assim, além de entenderem a importância das máquinas, jovens e adolescentes passam a criar ideias que utilizem a Cultura Digital para melhorar a vida no Planeta.

Aqui, reforçamos a importância das 10 Competências Gerais da BNCC, visto que elas apresentam, além da valorização dos conhecimentos técnicos, atitudes relacionadas à Empatia e Responsabilidade Social, por exemplo.

Educação Híbrida 5.0

2021 é o ano que marca o retorno às atividades presenciais, mas antes disso, sua transição se deu com a Educação Híbrida.

Ou seja, passamos a vivenciar os processos de ensino e aprendizagem mesclando momentos síncronos com momentos assíncronos.

Melhor dizendo, nos dividimos entre se encontrar ao vivo ou por gravações, física ou virtualmente.

É a revolução em movimento!

Certamente, a Escola aprendeu bastante neste período, e continua com muito mais para aprender, experimentando, aceitando e refutando.

Vale dizer que essa transformação e apropriação das Tecnologias Digitais da Educação perpassa toda a Educação Básica.

Na Educação Infantil, no Ensino Fundamental 1 e 2 e no Ensino Médio a Educação 5.0 está presente para desenvolver a fluência digital, porém precisamos pensar que cada fase tem sua característica.

O desafio é equilibrar atividades, intenções e desafios em cada uma delas.

E você, conta pra gente, tem alguma experiência interessante com Tecnologias Digitais da Educação?

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