Você conhece a Competência Cultura Digital da BNCC?

Entenda a influência da Competência 5. Cultura Digital da BNCC no nosso cotidiano

Enquanto escrevemos este texto, no início de 2021, estamos atravessando a segunda fase da pandemia de Covid-19.

Por isso, grande parte das rotinas escolares mergulharam de cabeça no mar tecnológico.

Cada vez mais, utilizamos novas habilidades para navegar na infomaré – parafraseando nosso querido Gilberto Gil.

Não só na escola, mas de um modo geral, se antes nossas relações eram um tanto passivas com a Cultura Digital, agora estão mais ativas.

Agora mesmo, professoras e professores aprendem a lidar cada vez mais com a criação de conteúdos digitais de qualidade.

Visto que a quantidade de videoaulasformulários interessantes, gerenciamento de plataformas educacionais e divisão das atenções em salas de aulas híbridas não param…

Em um primeiro momento, tudo isso foi feito quase da noite pro dia! 🚀

No outro lado, as famílias e os estudantes também aprenderam a interagir com essa nova realidade.

Antes desse contexto histórico, no geral, as tecnologias digitais estavam presentes nas escolas apenas como suporte, principalmente, com o uso de aparelhos para projeção de som e imagem.

Atualmente, aproveitamos outras referências, em parceria com os estudantes conhecendo seus universos de jogos e aplicativos.

Assim, celulares e tablets são ressignificados como ferramentas pedagógicasdentro da escola.

Competência Geral 5

Sabemos que as crianças e jovens acordam e dormem praticamente com os dedos em uma tela touchscreen… Mas isso é bom? 😕

Para responder à questão, tomemos a descrição da Competência Geral 5. Cultura Digital, da BNCC:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BNCC, p.11)

Pois bem, a Cultura Digital será interessante para o desenvolvimento dos estudantes se conseguirmos aprimorar nossa criticidade diante do Mundo Digital.

A vida humana está cada vez mais permeada pela computação e a programação, ou seja, nossos dados pessoais e grande parte de nossos comportamentos fazem parte de um gigantesco banco de algoritmos.

No entanto, de um modo geral, pouco sabemos como realmente essa inteligência funciona, porque continuamos com o costume de muito uso e pouca compreensão para produzir esse tipo de conhecimento.

Com a Competência Geral Cultura Digital, a escola tem a oportunidade de se aprofundar no funcionamento, na utilização e na criação de ferramentas tecnológicas para aprender e cooperar com as aprendizagens de outras pessoas.

Educação Integral e a Cultura Digital na BNCC

Dentro da perspectiva de Educação Integral, proposta pela BNCC, é imprescindível lembrar que todas as ações pedagógicas estão relacionadas à formação ética, inclusiva e democrática.

Nisso a Cultura Digital tem um papel fundamental.

Pois, será com essa formação baseada nos Direitos Humanos que a criação e utilização de instrumentos computacionais combaterá a manipulação de dados e o consumo excessivo influenciado por propagandas baseadas em Big Data.

Atualmente, Big Data é a principal ferramenta das relações econômicas e sociais de coleta, controle, análise e exibição de informações.

Por fim, precisamos desenvolver nossas competências para combater com todas as forças a propagação de fake news.

Pois, em um período de pós-verdade e negacionismo apoiado por áudios, vídeos, imagens e textos em redes sociais, com alta capacidade de contaminação, a Cultura Digital crítica e ética é uma das mais poderosas vacinas contra o vírus do retrocesso! 💉👾

Terminamos te convidando para ver nosso post de introdução à BNCC e sua ideia de Competências Gerais.

Ligue também sua atenção para os outros textos dessa série de estudos, acompanhando nossas redes sociais 😉

Uma última coisa 😅, conta pra gente: Qual a relação da Cultura Digital com seu cotidiano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência Intrapessoal – Autoconhecimento

Inteligência Intrapessoal: a importância de nos conhecermos (autoconhecimento) atravessa todas as marcas do tempo. O autoconhecimento é uma ferramenta necessária e poderosa para revelar a

Educação Maker

Você conhece as ideias da Cultura e Educação Maker? Veja aqui os principais pontos e propostas do “faça você mesmo”. Há tempos a Educação tem

Learn by Doing

Você conhece o conceito do Learn by Doing? Veja neste post a ideia de John Dewey para o Aprender Fazendo. Há muito tempo, desde Aristóteles, ouvimos dizer que