Você sabe como é apresentada a Competência Comunicação da BNCC?
Conheça as habilidades da Competência Comunicação da BNCC. Aqui, apresentamos sua importância para nossas ações cotidianas.
Primeiramente, veja a descrição dessa Competência na Base Nacional Comum Curricular:
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. (BNCC, p. 9)
Assim, a Comunicação proposta pela Base tem um sentido amplo. De acordo com sua ideia de Educação Integral.
Ou seja, a Comunicação utiliza linguagens artísticas e científicas para acontecer. Essa Competência Geral abrange a diversidade comunicativa para a compreensão mútua.
Vale o destaque à LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), pois, ao lado da Língua Portuguesa a LIBRAS também é nosso idioma oficial.
Sugerimos o vídeo Estruturas da Base, interpretado em LIBRAS, ele apresenta o histórico da BNCC.
A Competência Comunicação tem relação muito próxima com a Competência Repertório Cultural – aproveite para ver nosso post sobre ela 😉
Principais pontos da Competência Comunicação da BNCC
Certamente, você já viu o esquema básico de comunicação:
Por exemplo, pensemos na sala de aula tradicional.
Nele, EMISSOR é o PROFESSOR e RECEPTOR é o ALUNO; a MENSAGEM é o CONTEÚDO e o CANAL é a AULA.
Nesse esquema básico, o FEEDBACK é a compreensão do ALUNO.
Assim, a Comunicação se estabeleceu. Pois o professor, ou a professora, conseguiu atingir seu objetivo de transmitir algo compreensível.
Parece simples, mas estão envolvidas habilidades diversas. Aqui, em resumo:
- Expressão: As pessoas envolvidas, conseguem expor o que pensam, compartilhando informações e compreensões;
- Escuta: As pessoas conseguiram se ouvir, entendendo as intenções umas das outras;
- Discussão: A partir das expressões e escutas, as pessoas conseguiram discutir o assunto, ampliando seus entendimentos.
Deste modo, essas são as habilidades básicas para o desenvolvimento da Competência Comunicação. Visando ao entendimento mútuo, da descrição da BNCC.
Como ir além com a Comunicação?
Muito bem, o exemplo considera o professor apenas como emissor, e o aluno apenas receptor. Apesar de, muitas vezes funcionar, hoje a escola está pronta para superar isso.
A sala de aula é um espaço dialético de comunicação.
Nas escolas, EMISSÃO e RECEPÇÃO fazem parte da ação de todas as pessoas envolvidas – estudantes e equipes educadoras.
Numa perspectiva freiriana, aprendemos ao ensinar e ensinamos ao aprender. 😍
Assim, as habilidades de escuta processam a compreensão por meio da abertura, do interesse atencioso e da ponderação respeitosa.
Por consequência, as expressões de sentimentos, ideias e opiniões aumentam com diferentes linguagens. Sejam artísticas, corporais, verbais ou não verbais.
Ou ainda digitas, com o multiletramento da Cultura Digital, na utilização de plataformas de vídeos, imagens, áudios e outras manifestações multimodais.
Além de criar espaços de discussões com argumentos cooperativos, livres de preconceitos. Para alcançar a construção de uma sociedade justa e democrática.
Para finalizar, lembre que as habilidades comunicativas da Competência 4 são para a vida!
Precisamos desenvolver nossas capacidades de escuta, expressão e discussão para nossa comunicação acontecer bem.
Pois como já dizia Chacrinha: Quem não comunica se trumbica! 😁
E para você, comunicamos bem sobre essa Competência Geral?
Comunique-se conosco, da sua maneira preferida!