Você quer entender o que é Sala de Aula Invertida?
Quando você pensa em uma sala de aula, o quê vem à sua mente? Quais são os personagens, os elementos e as situações que imagina?
A estrutura tradicional de aula comumente tem a figura do professor à frente de uma turma de alunos enfileirados. As aulas são expositivas e o estudante exerce um papel passivo de escutar e processar o que lhe é transmitido. Em casa, realiza lições a fim de exercitar e avaliar o que absorveram dos conteúdos ensinados na aula.
Em oposição a esta lógica, o conceito de Sala de Aula Invertida propõe que os estudantes tenham acesso aos conteúdos fora da sala de aula e que lições e outras atividades sejam feitas na escola.
Com a modificação, o processo de aprendizagem traz o foco para as investigações e trocas que os alunos realizam em sala de aula e o professor torna-se um mediador. A ideia é que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem.
O educador prepara ou seleciona os materiais que vai oferecer aos alunos para este contato prévio que ocorrerá fora da escola, sendo então de sua responsabilidade esta curadoria educativa do que considera importante o aluno explorar.
Os materiais para estudo e pesquisa podem ser disponibilizados em mídias e linguagens diversas. São inúmeras as possibilidades: livros, apostilas, textos, áudios, infográficos, animações, games, vídeo aulas. Podem ser materiais impressos ou em sites, redes sociais e outras plataformas virtuais.
Também é papel do professor elaborar proposições e dinâmicas relacionadas aos conteúdos estudados em casa para que os alunos investiguem e aprofundem na escola. Muitos formatos de atividades podem ser adotados e pode-se partir de questões trazidas pelos próprios alunos ou de problematizações e provocações feitas pelo professor.
O Papel do Professor na Sala de Aula Invertida
O professor prepara ou seleciona os materiais que vai oferecer ao aluno para este contato prévio que ocorrerá fora da escola, sendo então de sua responsabilidade esta curadoria educativa do que considera importante o aluno explorar.
Também é papel do professor elaborar proposições e dinâmicas relacionadas aos conteúdos estudados em casa para que os alunos investiguem e aprofundem na escola.
Muitos formatos de atividades podem ser adotados e pode-se partir de questões trazidas pelos próprios alunos ou de problematizações e provocações feitas pelo professor.
Para incitar reflexões e pesquisas, mas o aluno é visto como protagonista de seu processo de aprendizagem.
A origem da Sala de Aula Invertida, também conhecida com Flipped Classrom, está relacionada às propostas de Blended learning.
Foi organizada em 2007 pelos professores estadunidenses Jonathan Bergman, Karl Fisch e Aaron Sams, com o intuito de otimizar os momentos presenciais de estudo, priorizando a interação entre alunos e professores e a construção coletiva de conhecimento.
Se você quer conhecer melhor a Teia Multicultural e aprender mais sobre educação inovadora, leia outros artigos em nosso Blog!