Você conhece o Ensino Fundamental 2?
Neste post, veja conosco a organização da Educação Básica e o Fund2 dentro dela.
Vale sempre se perguntar: O que é a Educação Básica?
Ainda é comum confundirmos alguns termos, principalmente sobre se é Série ou Ano, Primário ou Fundamental?
Para reforçar, a Educação Básica é contada a partir da Educação Infantil (4 a 5 anos), passando pelo Ensino Fundamental 1 (6 a 10 anos) e Fundamental 2 (11 a 14 anos), chegando ao Ensino Médio (15 a 17 anos).
Essas medidas de tempo e idades são parâmetros, mas sabemos da diversidade do tema e de suas variantes.
Por aqui, vamos focar no ciclo do Ensino Fundamental 2, também conhecido como Fund2.
Composto por 4 anos, do 6º ao 9º, considerando as idades dos 11 aos 14 anos.
Junto com o Fund1, o Fund2 forma a fase escolar básica mais longa, pois abarca 9 anos escolares.
Certamente, o Ensino Fundamental é a fase transformadora na formação escolar e nas experimentações socioemocionais entre crianças e pessoas adultas.
A Transição para o Fundamental 2.
Já vimos que os anos iniciais do Ensino Fundamental representam a entrada das crianças no aprofundamento de conhecimentos empíricos e científicos.
Ou seja, considerando a progressão escolar, as experimentações da Educação Infantil passam por outras possibilidades e sentidos.
O Ensino Fundamental 2 representa uma nova transição, desta vez, um tanto mais disruptiva. Isso vai depender muito da metodologia e objetivos da escola.
De um modo geral, se antes a criança estava acostumada com uma educadora, ou educador, como referência máxima, apesar de assistentes e especialistas.
A partir do 6º ano escolar, o primeiro do Fund2, as crianças vivenciarão um leque enorme de linguagens e pessoas.
Pois é inserida na cultura escolar dividida em muitas áreas do conhecimento com uma pessoa responsável para cada uma delas.
Além disso, as meninas e os meninos passam por suas metamorfoses corporais, mentais e sociais, típicas do adolescer.
A adolescência é um momento de pluralidade de significados, com ênfase na singularidade. Adolescer apresenta distintas formas de viver, que varia de acordo com a cultura, classe social, raça, gênero e idade. E mesmo diante de tanta diversidade, é possível desenvolver relações com os adolescentes que incluam a atenção, dedicação, conforto, paciência e sensibilidade, além da transmissão dos conteúdos curriculares.
Luciane Parisotto, Coordenadora de Fund2
Formação Integral
Tão diversas quantos as características adolescentes, lembremos que cada escola tem seu currículo e método, no entanto existem formalizações como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e currículos específicos para as cidades e os estados.
Desse modo, com a Base vemos a intenção de uma Educação Integral a partir de habilidades e competências sociocognitivas…
Essenciais para a participação cidadã em uma sociedade justa, inclusiva e democrática.
Assim, no Fundamental 2, com seus com seus processos de transição, as informações e os conhecimentos se aprofundam na transformação da comunidade escolar.
Vejo que o Fund2 é o período intermediário da educação básica brasileira, e em uma educação integral é fundamental que a participação nesta educação, por parte das crianças, das educadoras e dos educadores, esteja realmente integrada às teorias e práticas pedagógicas que a exercem.
Neste período da educação é importantíssimo, para as pessoas que participam dela, a reflexão no dia a dia escolar sobre conceitos, práticas, costumes e aprendizados histórico-humanos, com sentido e utilidade na realidade sociocultural, visando ao desenvolvimento do princípio de autonomia, para que essas pessoas possam se sentir aptas a se autorreconhecerem como indivíduos e como seres sociais. Para começarem a perceber quais são seus anseios de planejamento para o futuro pessoal e social.
Daniel Poeta, Tutor
Educação Básica e Fundamental 2.
Para continuar, precisamos comentar o contexto histórico.
Além de todas as transformações características do Fundamental 2, precisamos considerar as mudanças pelas quais a Educação está passando pós-pandemia.
Principalmente as aceleradas pelos usos das tecnologias digitais, estamos começando o costume com o ensino híbrido.
Por isso, reforçamos a ideia de que é bom parar, respirar, notar outras linguagens e relações ao longo da rotina escolar, para que as demandas pessoais e coletivas não se atropelem.
Por fim, conta pra gente, qual sua memória mais marcante no Fund2?