Você conhece o conceito de Educação 5.0?
Neste post veremos quais são as ideias que concebem a Educação 5.0
Resumidamente, podemos dizer que a Educação 5.0 é a evolução da Educação 4.0.
Mas o que isso quer dizer?
Educação 4.0
Sabemos que as Tecnologias da Cultura Digital já fazem parte dos processos pedagógicos há um bom tempo.
Isso quer dizer que a Escola inclui em seu cotidiano práticas que aproximam equipes educadoras e estudantes de ferramentas tecnológicas.
Com isso, acredita-se possível o alcance de melhores resultados na prática educativa e na aprendizagem, de ambas as partes.
Afinal, professoras e professores aperfeiçoam conhecimentos ao compartilhá-los.
Sendo assim, com a percepção da importância das Tecnologias Digitais na Educação, criou-se o termo Educação 4.0.
Com ele, as salas de aula abrem espaço para a Gamificação, Robótica, Programação, a Cultura Maker…
Educação 5.0
Sem dúvidas, o ano de 2020 marcou uma nova fase da História da Educação.
Nesse ano, a realidade escolar foi modificada pela pandemia da COVID-19.
Com ela, na velocidade de um click, milhares de pessoas transformaram seus lares em salas de aulas digitais.
Obviamente, estamos falando de quem teve a possibilidade de fazer isso. Já que tantas outras milhares foram ainda mais marginalizadas pela falta de acesso.
E é neste contexto que entra o conceito de Educação 5.0.
Pois com ele, além da concepção de aproveitamento das tecnologias digitais, as Competências Socioemocionais constroem os mecanismos de aprendizagem.
Assim, além de entenderem a importância das máquinas, jovens e adolescentes passam a criar ideias que utilizem a Cultura Digital para melhorar a vida no Planeta.
Aqui, reforçamos a importância das 10 Competências Gerais da BNCC, visto que elas apresentam, além da valorização dos conhecimentos técnicos, atitudes relacionadas à Empatia e Responsabilidade Social, por exemplo.
Educação Híbrida 5.0
2021 é o ano que marca o retorno às atividades presenciais, mas antes disso, sua transição se deu com a Educação Híbrida.
Ou seja, passamos a vivenciar os processos de ensino e aprendizagem mesclando momentos síncronos com momentos assíncronos.
Melhor dizendo, nos dividimos entre se encontrar ao vivo ou por gravações, física ou virtualmente.
É a revolução em movimento!
Certamente, a Escola aprendeu bastante neste período, e continua com muito mais para aprender, experimentando, aceitando e refutando.
Vale dizer que essa transformação e apropriação das Tecnologias Digitais da Educação perpassa toda a Educação Básica.
Na Educação Infantil, no Ensino Fundamental 1 e 2 e no Ensino Médio a Educação 5.0 está presente para desenvolver a fluência digital, porém precisamos pensar que cada fase tem sua característica.
O desafio é equilibrar atividades, intenções e desafios em cada uma delas.
E você, conta pra gente, tem alguma experiência interessante com Tecnologias Digitais da Educação?