Como é a Competência 6 Trabalho e Projeto de Vida na BNCC?

Reflita conosco sobre seu Trabalho e Projeto de Vida na BNCC e além dela.

Você consegue lembrar o que queria ser quando crescesse?

Provavelmente, parte dos seus planos se concretizaram. Por mais que tenham parecido apenas sonhos infantis. A cada desejo mobilizamos habilidades para realizar o que desejamos.

Pois somos seres que planejamos e concretizamos, dependendo do modo como encaramos as possibilidades.

Descrição da Competência 6. Trabalho e Projeto de Vida na BNCC:

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. (BNCC, p. 11)

Incialmente, compreendemos e já discutimos a importância de valorizar os Repertórios Culturais, as Ciências e os Conhecimentos gerados socialmente para entender e agir com valores e atitudes cidadãs.

Na escola, e em casa, é isso que fazemos (ou devíamos fazer) constantemente, a cada livro lido, música ouvida ou pensamento elaborado. Acessamos conhecimentos, para desenvolver experiências com nossas vivências.

Projeto de Vida

Certamente, desenvolvemos habilidades relacionadas a planos e projetos de vida, muitas vezes sem perceber. Vejamos algumas:

  • Determinação: Para a realização de qualquer projeto pessoal (ou coletivo), seja conseguir executar uma tarefa objetiva ou criar uma peça artística, precisamos de foco e persistência. Quando compreendemos a importância de estratégias de planejamento e de organização, estabelecendo metas, com determinação, nos envolvemos mais em nossos compromissos. Pois, com essas atitudes conseguimos alcançar e perceber resultados, com prazer, por mais esforço que empreendamos.
  • Perseverança: Essa habilidade é companheira inseparável da determinação, porque com ela aprendemos a lidar com o estresse e as frustrações de alguns fracassos. Afinal, nosso dia a dia é constituído por situações desafiadoras que nos provocam constantemente. Com perseverança, aprendemos a apreciar os ensinamentos proporcionados em situações desse tipo.
  • Autoavaliação: Para ir adiante, em qualquer processo, ou projeto, é necessário determinar avaliações e estabelecer adequações no trajeto. Aprender a refletir sobre si, suas metas e objetivos é uma necessidade. Além disso, precisamos aprender a considerar devolutivas e críticas de outras pessoas, contribuindo da mesma maneira para o desenvolvimento de projetos alheios.

Na dialogicidade crescemos! 🧡

Vale lembrar que nosso foco aqui é o ambiente escolar, mas essas três habilidades nos servem em qualquer ambiente de aprendizagem acadêmica, profissional e familiar.

Com a Competência 6 da BNCC temos um ponto específico:

O Mundo do Trabalho

A não ser que tenhamos megafortunas herdadas ou recebidas pela loteria, teremos que desenvolver algum tipo de trabalho para nosso sustento financeiro – mesmo com a megafortuna, isso seria necessário. 🤑

Brincadeira à parte, estamos considerando o sistema capitalista, mas sabemos de outras formas de viver com relações não monetizadas. Mas não são as mais comuns, ao menos por enquanto.

Assim, precisamos desenvolver com as crianças e com a juventude a competência de compreender as relações baseadas em troca, cooperação, venda, lucro etc. Essa compreensão deve considerar, sobretudo a autonomia da escolha e a felicidade pessoal baseada na colaboração.

– Sugerimos o vídeo do canal 10 Competências com diferentes vozes sobre o tema –

Uma sociedade justa, inclusiva e democrática, como pregada pela BNCC, depende dessa consciência sobre o Mundo do Trabalho para que as pessoas não sejam exploradas, ou semiescravizadas, como ainda acontece, tristemente.

Nosso papel educativo é aprender a combater as injustiças pelo bem comum, com consciência crítica e responsabilidade! 🤜🤛

Trabalho e Projeto de Vida na BNCC e além dela

Para finalizar, percebemos que esta Competência Geral está relacionada com aspectos fundamentais da vida em sociedade, neste contexto no qual as relações trabalhistas ainda são necessárias.

Por consequência, é essencial que aprendamos a desenvolver nossas habilidades de confiança e esforço na elaboração de projetos que nos proporcionem bem-estar e independência para atuar na realidade com equilíbrio e respeito diante das pessoas e da natureza.

Afinal, somos seres sociais em busca de uma vida plena.

Aqui vale a reflexão sobre a Competência 8. Autoconhecimento e Autocuidado, pois ao nos conhecermos e nos cuidarmos, desenvolvemos a consciência sobre nossas ações.

Compartilhe aqui, conosco, nesse sentido coletivo, quais planos já se realizaram e quais ainda serão realizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência Intrapessoal – Autoconhecimento

Inteligência Intrapessoal: a importância de nos conhecermos (autoconhecimento) atravessa todas as marcas do tempo. O autoconhecimento é uma ferramenta necessária e poderosa para revelar a

Educação Maker

Você conhece as ideias da Cultura e Educação Maker? Veja aqui os principais pontos e propostas do “faça você mesmo”. Há tempos a Educação tem

Learn by Doing

Você conhece o conceito do Learn by Doing? Veja neste post a ideia de John Dewey para o Aprender Fazendo. Há muito tempo, desde Aristóteles, ouvimos dizer que