O Ensino Médio é o último ciclo da Educação Básica.

Composto por 3 anos, compreende a faixa etária dos 15 aos 17 anos.

No entanto, precisamos considerar a diversidade de quem o frequenta.

Muitas pessoas adultas estudam nele, pois o Ensino Médio representa um grande gargalo na evasão escolar.

Com a Base Nacional Comum Curricular, na abertura da parte dedicada ao Ensino Médio, encontramos esta citação:

Para além da necessidade de universalizar o atendimento, tem-se mostrado crucial garantir a permanência e as aprendizagens dos estudantes, respondendo às suas demandas e aspirações presentes e futuras.

BNCC, p. 461.

Neste sentido, admiramos a importância deste ciclo de amadurecimentos.

Ensino Médio e Educação Básica

Em princípio, para lembrar, a Educação Básica se inicia na Educação infantil.

Em seguida, dos 6 aos 14, crianças e jovens frequentam o Ensino Fundamental, dividido em 9 anos, em dois ciclos, o Fund1 (1º ao 5º) e o Fund2 (6º ao 9º).

Se esses ciclos representam o início da vida escolar, o Ensino Médio representa a consolidação com mais intensidade em aprofundamentos.

Além disso, o Médio proporciona mais autonomia para pensar projetos de vida e se preparar para a vida pós-adolescência.

Acredito que o Ensino Médio é o momento mais importante da vida do adolescente. A maior oportunidade de autodescoberta que uma pessoa pode ter antes da vida adulta. Confiar em si mesmo, conhecer suas habilidades e se aceitar podem fazer a diferença no início dessa nova fase. A construção de cidadania também se consolida nesse momento e muito do que a pessoa realizará na vida tem seu alicerce criado nesse período.

Adriana Imparato, Coordenadora

Na perspectiva de Educação Integral

Ademais de habilidades e competências acadêmicas, No Ensino Médio, aspectos socioemocionais estão em intensa transformação.

Assim como nos outros ciclos, cada um com sua característica.

No entanto, as transformações do Médio estão em ebulição.

E precisamos destacar que quando nos referimos ao Ensino Médio da escolaridade regular, estamos falando de juventudes.

Esse conceito plural, considera que a escola deve se abrir à diversidade do universo adolescente.

Entendendo as jovens e os jovens como protagonistas nos próprios processos de escolarização, mas tendo a escola como a principal referência para esse desenvolvimento acadêmico.

Deste modo, estudantes, equipes educadoras e famílias formam elos firmes em prol das reflexões dos projetos de vida.

Como nos diria Zaratustra personagem central da obra Assim Falou Zaratustra, um livro para todos e ninguém, de Nietzsche: O espírito humano passa por 3 transformações. O Ensino Médio é o Espírito do Leão, o Rei, aquele que diz o Sagrado não, que se torna o dono de si; momento de concretude dos aprendizados. A oportunidade verdadeira de descobrir o seu NÃO, e a quem vai direcionar o sagrado Sim!

Geraldo Neto, Tutor

Propósitos do Ensino Médio

Seja para jovens, ou para pessoas adultas, o Ensino Médio é o ciclo de conclusão da Educação Básica, mas não se encerra em si mesmo.

Pois, os propósitos de aperfeiçoamento e aprofundamento dos conhecimentos, para aplicação na vida prática, com autonomia, equilíbrio socioemocional em atitudes solidárias e democráticas.

“Como professor de empreendedorismo percebo que o ensino médio é o ciclo ideal para entendermos que podemos transformar os nossos nossos em projetos de vida, mas que para isso precisamos desenvolver a estrutura emocional necessária para lidarmos com as adversidades que iremos encontrar”

Lucas de Briquez

Nos acompanham por todas nossas trajetórias.

Na construção de uma sociedade justa e inclusiva.

Por isso, é imperativo uma cultura escolar comunitária que envolva todas as pessoas pertencentes a elas – estudantes, equipes pedagógicas, equipes de apoio, famílias e responsáveis.

E contigo, como foi sua passagem pelo Ensino Médio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência Intrapessoal – Autoconhecimento

Inteligência Intrapessoal: a importância de nos conhecermos (autoconhecimento) atravessa todas as marcas do tempo. O autoconhecimento é uma ferramenta necessária e poderosa para revelar a

Educação Maker

Você conhece as ideias da Cultura e Educação Maker? Veja aqui os principais pontos e propostas do “faça você mesmo”. Há tempos a Educação tem

Learn by Doing

Você conhece o conceito do Learn by Doing? Veja neste post a ideia de John Dewey para o Aprender Fazendo. Há muito tempo, desde Aristóteles, ouvimos dizer que